Direitos bancários: como agir em casos de bloqueio ou encerramento de conta

14 de fevereiro de 2025

Os clientes bancários frequentemente enfrentam dificuldades quando suas contas são bloqueadas ou encerradas sem aviso prévio. O advogado Marcos Boschirolli, especialista em Direito Financeiro do escritório Boschirolli & Gallio esclarece quais são os direitos dos consumidores e quais medidas devem ser tomadas nesses casos.

Conta bloqueada por erro do banco

Segundo o especialista, se um banco bloquear indevidamente a conta de um cliente, o primeiro passo deve ser entrar em contato com a instituição financeira e apontar o erro. “Caso o problema não seja solucionado diretamente pelo banco, o cliente deve procurar um advogado de confiança para ingressar com uma ação judicial. O Judiciário pode determinar o desbloqueio da conta e a reparação de eventuais danos causados”, explica Boschirolli. O advogado menciona que recentemente seu escritório atendeu um cliente que passou por essa situação e obteve sucesso na resolução do problema por meio da via judicial.

Encerramento de conta corrente sem aviso prévio

O especialista ressalta que os bancos, em regra, não podem encerrar uma conta corrente sem aviso prévio ao cliente. No entanto, existem exceções. “Se o banco identificar que a conta está sendo utilizada para fraudes ou se o CPF do titular estiver inativo, a instituição pode encerrar a conta sem aviso prévio. Mesmo assim, o cliente deve ser informado posteriormente para que possa tomar as providências necessárias”, afirma.

Conta utilizada para fraudes ou transações não autorizadas

Nos casos em que uma conta corrente é utilizada indevidamente para fraudes ou transações não autorizadas, Dr. Marcos orienta que o cliente tome medidas imediatas. “O primeiro passo é informar o banco sobre o ocorrido. Em seguida, é fundamental registrar um boletim de ocorrência para proteção do próprio cliente e para que o caso seja devidamente apurado”, recomenda. Caso o titular da conta tenha sido prejudicado, ele deve buscar um advogado para ingressar com as medidas legais cabíveis, visando o ressarcimento e possíveis indenizações.

O advogado reforça que o consumidor deve sempre estar atento aos seus direitos e agir rapidamente diante de qualquer irregularidade bancária. “O suporte jurídico é essencial para garantir que o cliente não seja prejudicado injustamente”, conclui.