A advocacia bancária é um ramo especializado que trata das questões jurídicas envolvendo relações de consumo entre os correntistas e os bancos ou instituições financeiras.
Na prática
Na prática da advocacia bancária, o profissional pode ser solicitado pelos clientes para auxiliar na solução de situações como:
- Superendividamento;
- Renegociações de dívidas;
- Cobrança de juros abusivos;
- Análise de contratos bancários;
- Cobranças indevidas;
- Golpes;
- Empréstimos;
- Situações que envolvem cartões de crédito, entre outros.
O profissional pode representar seu cliente em negociações com a instituição em questão, bem como em processos judiciais.
O advogado também pode auxiliar os clientes a compreender as leis e regulamentos do setor bancário e de que forma são aplicados em cada caso.
Exemplo
Uma das situações em que é mais comum buscar a assistência de um advogado especializado em direito bancário é a renegociação de dívidas. Um exemplo de dificuldade encontrada por clientes neste caso é a cobrança de altas taxas de juros, que muitas vezes aumentam consideravelmente o valor devido e implicam na dificuldade de pagamento, o que pode levar a necessidade de nova negociação e mediante outras condições.
Nestes processos é de fundamental importância, para segurança do cliente, ter um advogado que compreenda os riscos envolvidos nos acordos e o oriente no caminho para que possa fazer uma negociação bem-sucedida.
Em casos de golpes, também é necessário o respaldo de um especialista para que o cliente possa ser orientado a agir de maneira que evite novos prejuízos e busque o ressarcimento de valores.