Compliance é resposta definitiva para governos que lutam contra corrupção

28 de abril de 2017

O advogado William Júlio de Oliveira, sócio do escritório BGO (Boschirolli, Gallio e Oliveira), de Cascavel, proferiu palestra na manhã desta sexta-feira (28) aos prefeitos que fazem parte da Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná).

William proferiu palestra sobre um tema do qual é um dos principais especialistas do Brasil: o compliance, que é o conjunto de disciplinas para fazer cumprir as normas legais e regulamentares, as políticas e as diretrizes estabelecidas para o negócio e para as atividades da instituição ou empresa, bem como evitar, detectar e tratar qualquer desvio ou inconformidade de possíveis atos de corrupção.

William abordou programas de integridade anticorrupção, bem como mecanismos de gestão e fiscalização. Segundo ele, a rotina de uma gestão pública é repleta de possibilidades de corromper um gestor público, como licitações viciadas em que empresas oferecem benefícios aos gestores. “Existem mecanismos que evitam esse tipo de aproximação e abordagens”, destacou. “Aos municípios, cabe adequar ouvidorias e órgãos de controle e estabelecer cláusulas em editais que exijam programas de integridade”, disse.

A reunião contou com a presença de 35 prefeitos e vices da região da Amop, bem, como os deputados Nelson Padovani (federal), Élio Rusch, André Bueno e José Carlos Schiavinato (estaduais), além de vereadores, secretários municipais, chefes regionais de núcleo e secretarias de governo e imprensa.