Sócio BGO participa de evento sobre técnicas e mediação e negociação em Curitiba

8 de abril de 2017
Sócio BGO participa de evento sobre técnicas e mediação e negociação em Curitiba

O consultor e advogado William Júlio de Oliveira, sócio do Grupo BGO – Boschirolli, Gallio e Oliveira Advogados Associados, um dos únicos escritórios da região Oeste do Paraná atuante na área de viabilização de negócios, participou no dia 26 e 27 de agosto, em Curitiba, de um evento promovido pela OAB-PR (Ordem dos Advogados do Brasil do Paraná), sobre técnicas de mediação e negociação aplicadas à advocacia.

O curso teve como preceito atualização juridica à luz da Lei 13.1402015, nova legislação sobre o tema Mediação Extrajudicial. A lei dispõe sobre a mediação entre particulares como meio de solução de controvérsias e sobre a autocomposição de conflitos inclusive  no âmbito da administração pública.

Dentre as novidades, estão as novas regras para os mediadores extrajudiciais.

De acordo com o art. 9º, poderá funcionar como mediador extrajudicial qualquer pessoa capaz que tenha a confiança das partes e seja capacitada para fazer mediação, independentemente de integrar qualquer tipo de conselho, entidade de classe ou associação, ou nele inscrever-se. No entanto, a mesma lei determina no art. 10º que, se houver a presença de um advogado ou defensor público com uma das partes, o mediador suspenderá o procedimento, até que todos estejam assistidos.

O fator determinante na visão de William Julio  é além da confiança da parte,  é a necessidade do advogado conhecer e já ter experiência na prática em técnicas de negociação.

“Quando fiz a Pós-MBA em Negociação na FGV,já vínhamos observado e aplicando essas técnicas e

quem atua no meio jurídico precisa de uma atualização e estudo constantes.”

A nova lei vem a somar muito no segmento. A mediação é um dos métodos alternativos para solução de  conflitos sem adentrar na esfera judicial. “É uma cultura que precisa ser implementada”, finalizou.

William Julio de Oliveira é advogado e consultor Sócio da Banca Boschirolli, Gallio e Oliveira Advogados e CEO da BGO Investimentos e Participações.