Valuation. Fusões e aquisições e novo CPC

8 de abril de 2017

As avaliações de empresas para fins de fusão, aquisição, alienação e apuração de haveres foram tema de um evento promovido pelo CRC-PR (Conselho Regional de Contabilidade do Paraná), em Curitiba. O consultor e advogado William Júlio de Oliveira, sócio do Grupo BGO –participou do evento atraves da CECONT – Centro de Consultoria Empresarial empresa sócia do grupo.

Os professores Wilson Alberto Zappa Hoog e Everson Luiz Breda Carlin foram os responsáveis por ministrar a palestra que ocorreu no auditório da entidade. Everson é palestrante de nível internacional e autor de várias obras. Ele destacou que o novo CPC impõe aos empresários a necessidade de uma valuation para preparação na venda das empresas.

Além disso, o curso apresentou aos participantes conceitos e o passo a passo da avaliação, um estudo baseado na teoria do valor e perspectivas financeiras e econômicas, no âmbito do poder judiciário e do mercado de fusões e aquisições; compara as técnicas de avaliação mais utilizadas no mercado de fusões e aquisições e nas esferas da justiça estatal e arbitral e demonstra como avaliar um caso real envolvendo “quotas e ações” pelo viés da teoria do valor.

William Julio disse que o evento teve grande importância, tanto por manter contato com profissionais de contabilidade do Paraná e de outros Estados, como pelos ensinamentos envolvendo técnicas de avaliação de intangíveis e balanços especiais no caso de discussão jurídicas envolvendo empresas e principalmente pela confirmação da nova linha de atuação em negociações. “A unificação do Direito com a Contabilidade, alinhada às normas internacionais de contabilidade, são de extrema importância para os processos de due diligence nestas operações” finalizou.